Hoje trago para vocês minhas impressões de um clássico da literatura brasileira: O Guarani de José de Alencar, gostei bastante, mas não chega a ser meu preferido do autor (continuo com Cinco Minutos e A Viuvinha). E vou explicá-los porque não amei tanto...
![]() |
Primeira edição do livro: O Guarani |
José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.
Minhas Impressões:
Como a sinopse indica, a estória conta o amor devoto de Peri um índio Goitacá por Cecília uma portuguesa. Mas além de ser o amor de Peri, Ceci ( como Peri a chamava) era também amada de D. Álvaro o homem no qual o pai de Ceci confiava (D. Antônio de Mariz), porém D. Álvaro era a paixão de Isabel a meia-irmã de Cecília que foi criada como sua prima. No meio de todos os personagens existe ainda Loredano, um italiano que planeja sequestrar Cecília por ter imenso desejo pela à jovem.
Dentre todo essa "enrolação amorosa", o principal foco é o amor que Peri sente por Cecília, abandonando até suas raízes em prol de sua senhora (Peri a tratava dessa maneira), abandonando sua terra, sua família e seus amigos.
O livro é muito bom, só fiquei meia perdida no começo, mas logo acompanhei o ritmo! Não achei que o livro fosse tão bom, mas foi. Só não ganha para o meu querido Cinco Minutos e A Viuvinha. José de Alencar escreveu uma estória com uma riqueza de detalhes impressionante, descrevendo muito bem a a paisagem do lugar (no Brasil no séc. XVII), o que foi ótimo para ter noção de como era essa época ( por isso que amo clássicos, eles nos permitem uma "viagem" por outros lugares em outros tempos...), José só errou, na minha opinião, no começo por ser bem confuso mas nada que atrapalhe a leitura do livro, que para mim foi muito prazerosa.
![]() |
Cena de um dos HQ's de O Guarani |
Oi Hemilly! Parabéns pelo post, este é um dos meus clássicos favoritos, também me senti um pouco perdido no primeiro capítulo, mas logo acompanhei.
ResponderExcluirParabéns pelo template do blog que é muito bonito e claro, pelo conteúdo.
Obrigada Rodrigo, não gostei muuuuuito deste clássico, mas me agradou bastante a estória!
ExcluirQue bom que gostou do nosso template! :)
Eu gostei do comentário quando eu crescer vou ler!
ResponderExcluirLívia
Ah Lívia que fofinha! ^-^
ExcluirEspero que leia mesmo!
Beijão!
vou ter que ler esse livro pra escola esse ano, mas pelo que me parece ele é bom!!!
ResponderExcluirEle é muito bom sim Ivens. Mas teve outro livro do mesmo escritor que eu gostei bem mais!
ExcluirMas vale a pena a leitura!