7 de maio de 2014

[Ponto da Praça] Clarice Lispector

Vocês podem até se perguntar porque Clarice Lispector! Muitos de vocês imaginariam uma "Quarta do autor" minha com John Green, ou algo parecido. Mas não! Eu sou totalmente fascinada por Clarice, ela é minha escritora favorita! A maneira de como escrevia seus livros, tudo é muito bem feito. Se um dia chegar a ser escritora (meu sonho quando tinha uns 8 anos), com toda certeza vou querer ser um pouco Clarice. E pensando nessa minha admiração toda pela escritora, nada melhor do que explicar o porquê de tanto carinho pela mesma, que inclusive foi meu pai que aos meus dez anos me mostrou Clarice Lispector a primeira vez e me fez estudar toda sua biografia.

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro... -Clarice Lispector"
Clarice Lispector

Nome: 
Clarice Lispector

Nascimento:10/12/1920
Natural:Tchetchelnik - Ucrânia
Morte:09/12/1977

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, veio para o Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.

Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha. 

Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro. 

Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do Mundo". 

Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H. (1964) e "A Hora da Estrela" (1977).

Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro, com um câncer no útero,no dia 9 de dezembro de 1977, aos quase 57.



Assinatura de Clarice Lispector
                                         
Dentre as obras de Clarice, eu li só duas (eu sei que é muito pouco para amar tanto, mas se vocês lerem, entenderão): A Paixão Segundo G.H. e A Hora da estrela. Ai vai um breve resumo das obras:

A paixão segundo G.H.:

A escultora G.H. nos conta sua experiência vivenciada a partir do instante em que entra no quarto da ex-empregada, vê o surgimento de uma barata no guarda-roupa e a esmaga na porta. Daí em diante, tomada por uma mistura de medo e repulsa, G.H. vive com a barata durante horas e horas a sensação de ter perdido a sua "montagem humana". A incapacidade de dar forma ao que lhe aconteceu, a aceitar este estado de perda, a leva a imaginar que alguém está segurando a sua mão. Desta maneira, o leitor passa a viver junto com a personagem esta experiência singular.



A Hora da Estrela:


Em seu último romance, Clarice Lispector criou um narrador fictício, Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem nordestina Macabéa, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota.














Ah! De Clarice por hoje é só, teria muito mais o que exibir dessa mente brilhante. Porém não caberia tudo.
Espero que tenham gostado,  que tenham sentido um pouco de Clarice, que tenham entendido ao menos 1% o porquê de admira-la e tudo mais!

Querem nos dar ideias para nossas "Quartas do autor"? Então comenta aqui sua sugestão, e a gente selecionará alguns que já conhecemos e daremos os créditos! 

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião mas:

-Não comente palavrão
-Não seja desrespeitoso

Agradecemos